Escolha uma Página
Compartilhe os Colegas!

logo-projeto-viver-direito

As demandas psicológicas no trabalho do Advogado

O âmago da advocacia permeia a defesa de uma injustiça, e está associado a assuntos vinculados a violência, fraude, preconceito, conflitos familiares ou outros relacionados a posse, exploração, cultivo, aquisição, perda ou restrição de propriedade e tributos de bens, rendas e incentivos, e estas são apenas algumas das ações propostas pelos advogados.

Na dinâmica dessas ações, estão pessoas, cujas emoções e sentimentos impactam quase sempre sobre o advogado, que não raro, sente-se como “parte” e não representante do processo. Por isso afirma “eu perdi o processo”, não quem perdeu o processo foi a parte que você representa, e este simples entendimento, poderá diminuir um pouco a alta demanda que existe sobre o seu trabalho.

Mas, o que são demandas psicológicas do trabalho? As demandas psicológicas associam-se a todas as exigências subjetivas que trabalhador faz a si mesmo ou recebe por parte de terceiros, que estão vinculadas a pressão externa, ao perfeccionismo, a elevados níveis de concentração, a competitividade, a interrupções durante a execução do trabalho, aos conflitos durante o trabalho, aos inúmeros papéis que um indivíduo precisa desempenhar e as expectativas relacionadas ao resultado do trabalho. E como podemos perceber, o trabalho do advogado é permeado por essas demandas psicológicas.

Estudos mostram que profissões que envolvem altas demandas psicológicas, podem levar o trabalhador ao adoecimento, deste modo é preciso agir. Mudar de profissão? Deixar de atuar na área para a qual se preparou tantos anos apara exercer? Claro que não! A solução é entender conceitos, causas e consequências do estresse.

Entendendo, aprendemos a lidar com as situações e estabelecer um novo olhar para as circunstâncias, pessoas, características e hábitos pessoais, como forma de continuar atuando profissionalmente e minimizando os impactos do estresse na vida pessoal e profissional. O Projeto Viver Direito pretende ajuda-lo neste processo com informações sobre estresse em Advogados.

A Carreira do Advogado é indispensável a JUSTIÇA, mas o estresse é dispensável na vida do advogado.

Semanalmente iremos trazer posts a respeito.
Convido você Advogado (a) a deixar seu comentário abaixo a respeito do tema.

Maria de Fátima Antunes Alves Costa
Psicóloga – Mestre em Psicologia Social
Especialista em Estresse Laboral

Compartilhe os Colegas!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com