Escolha uma Página

mulher-gravida

Toda mulher, durante a gravidez, necessita realizar acompanhamento médico. No entanto, observa-se algumas dúvidas quanto ao número de vezes que a trabalhadora, enquanto grávida, poderá ausentar-se do serviço para a realização de consultas médicas e exames.

A legislação trabalhista brasileira estipula, como forma de proteção à maternidade, que a empregada pode comparecer em até 6 consultas, no mínimo, durante a gravidez.

Geralmente, o que as empresas têm aceitado, é de um atestado por mês para consulta médica. Isso está dentro da normalidade, em face do que a Lei estabelece. Mas também é garantido a empregada, ter a falta abonada, pelo comparecimento para a realização de exames complementares, durante o período em que esteve no laboratório realizando ou aguardando a realização do exame e mais o tempo razoável de deslocamento até o local de trabalho.

É preciso ficar claro que a empregada não tem o direito de comparecer quando ela quiser ao trabalho, faltando ao trabalho para consulta médica.

O que se mostra necessário, na verdade, é a existência do bom senso, tanto por parte da trabalhadora, como pelo seu empregador. A empregada tem que ter a consciência de que a Lei estabelece uma proteção à mulher enquanto no seu estado gestacional. Não é um direito por ser mulher, mas sim por ser mãe, por ser um processo de formação da criança.

Portanto, a trabalhadora deve ter o bom senso de que a gravidez não lhe dá o direito de faltar ao trabalho, quando quiser, quantas vezes quiser. Deverá observar que a falta ao trabalho também causa transtornos ao empregador, que vai ter que disponibilizar alguém para o seu lugar, para fazer o trabalho durante a sua falta, serviços que seriam concluídos irão deixar de ser, o que pode gerar algum tumulto no dia-a-dia. Por isso, a importância da utilização do bom senso pela trabalhadora.

Fonte: Jusbrasil

Separamos para você um excelente conjunto de Modelos de Petições, são mais de 1.800 Peças 100% atualizadas com o Novo CPC.

São 763 Modelos de Petições Trabalhistas, 307 Previdenciárias, 544 Criminais e 204 Cíveis.

CLIQUE AQUI
ADQUIRA HOJE ESSE COMBO COM UMA CONDIÇÃO DIFERENCIADA.
sem-titulo


Recomendado para Advogados

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com