A constante pressão de prazos e decisões, associada a crescente complexidade da legislação e dos procedimentos legais, a necessidade de estar constantemente atualizado quanto à jurisprudência, à doutrina e às leis e o alto nível de exigência dos clientes em uma atividade eminentemente intelectual e de constante conflito. Requer deste profissional a habilidade de lidar com situações e pessoas difíceis.
Muito embora no dia a dia isso não seja “pensado”, o fato é que as decepções e frustrações constantes, estão associadas a vivência diária no contraditório, que provoca emoções e reações, que passam despercebidas tanto n o aspecto físico como no aspecto emocional ou cognitivo.
A falta de memória, os sintomas físicos e a raiva ou a impaciência, não estariam atreladas ao estresse da carreira? A preocupação com prazos e resultados?
Nossa proposta nestas pílulas sobre estresse em advogados, é tornar consciente as causas e sintomas do estresse, é discutir um assunto que tem minado a saúde e qualidade devida desses profissionais, que pouco ou nunca, têm tempo de se dedicar a pensar sobre sua própria vida, sua qualidade de vida e a qualidade das relações.
Pode ser que você estranhe um texto tão curto para falar de um assunto tão complexo, mas a ideia, é fazê-lo refletir sobre o tema, em seu próprio contexto, já que reações e causas de estresse irão variar de pessoa para pessoa.
É fato que as atividades cotidianas do advogado são estressantes, mas a maneira como cada pessoa estabelece estratégias para lidar com o estresse, determinará a saúde, qualidade de vida e a qualidade das relações pessoais. Pense nisso.
Semanalmente iremos trazer posts a respeito.
Convido você Advogado (a) a deixar seu comentário abaixo a respeito do tema.
Disponibilizamos gratuitamente o E-BOOK – Entendendo o Estresse em Advogados (10 Super Artigos).
Maria de Fátima Antunes Alves Costa
Psicóloga – Mestre em Psicologia Social
Especialista em Estresse Laboral
Parabenizo pelo conteúdo.
Embora os fatores relevantes mencionados no artigo, sejam motivos de estresses, um outro assunto pouco abordado mas de muita relevância, que diretamente afeta os profissionais da advocacia, é a corrupção, influências processuais, falta de ética, morosidade processual.
Estes assuntos afetam o cotidiano do advogado, quando afeta direitamente o cliente, e este por sua vez, cobra do profissional uma solução imediata, uma resposta que ele não pode fornecer.
Para ser breve, vou relatar um exemplo bem prático e real.
Sabemos que certos “advogados” tem alguma influência na esfera Previdenciária, um cliente me procurou, reclamando de um profissional, que este havia ingressado com uma ação no INSS e não obteve êxito, e sua vizinha, com o mesmo tipo de ação obteve resultado favorável, na mesma agência.
Argumentei que há fatos isolados, que procurasse seu causídico para dirimir essas dúvidas.
Enfim, em contato com esse advogado, meu amigo, comentei sobre o assunto, ele foi taxativo – “meu caro, isso é um estresse, enquanto nós reles mortais, ficamos na fila do INSS para pleitear nossas ações, “fulano”, até mesmo em casa protocola documentos na agência, assim fica muito difícil trabalhar”, argumentou ele com muito pesar.
Eis uns dos motivos que muitos advogados vem sofrendo, deslealdade profissional, influências nas comarcas e tribunais, etc.
Abraços.