Escolha uma Página

Como ingressar com uma Reclamação Trabalhista com grandes chances de êxito

Olá, tudo bem?

Quer ingressar na área TRABALHISTA para o reclamante? Ou então, se você já atua na área, quer reciclar seus conhecimentos?

Muitos advogados estão me agradecendo pelo artigo que mandei sobre prescrição bienal.

Como eu te prometi no ultimo texto, segue a primeira aula do Mini-curso: Como ingressar com uma Reclamação Trabalhista.

Hoje, vou falar sobre a entrevista, elaboração de uma reclamação trabalhista passa por uma primeira etapa de suma importância: uma bem elaborada entrevista com o cliente.

O advogado trabalhista deve buscar o máximo de informações a respeito do empregado, do empregador e de todos os detalhes que envolveram o contrato de trabalho.

petições 970 x 250

São eles: 

Data de admissão, demissão, forma de rompimento do vínculo, salário, comissões, gorjetas, jornada de trabalho, forma de controle da jornada, regularidade de depósitos fundiários e previdenciários, vantagens adicionais, faltas, advertências, atestados médicos, entrega de guias, verbas que foram pagas, enfim, todos os aspectos que nortearam a relação por todo o pacto.

É altamente aconselhável ter uma noção de tudo, mesmo que o fato não seja objeto de pedido na inicial.

Na primeira entrevista, seja o mais apresentável e profissional possível. Sou adepto da máxima: “a primeira impressão é a que fica”. Se possível, tenha um formulário no seu computador, tablet ou físico mesmo para anotar e organizar as informações recebidas.

De preferência, já tenha pastas para anexar os formulários e as cópias dos documentos do seu novo cliente, tais como: CTPS, extrato de FGTS e outros.

A seguir deve ser observada a existência ou não de sindicato representativo da categoria profissional do trabalhador, buscando conhecimento da convenção ou acordo coletivo, cuja cópia deverá acompanhar a inicial.

O advogado deve buscar, também, toda a legislação aplicável àquela categoria profissional, uma vez que, algumas profissões obedecem a normas específicas.

Espero que tenha gostado das primeiras dicas…..

Me responda se gostou comentando abaixo.

Um forte abraço e até a segunda aula!

Assista ao vídeo gratuito e descubra como ingressar na Área Trabalhista atuando para o RECLAMANTE.