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As dicas servem também aos futuros advogados

Depois de anos em um curso de Direito, muitas vezes seguido por especializações, mestrados e doutorados, você pode pensar que se tornar um advogado de sucesso está garantido. Infelizmente, não é bem assim.

Por mais que o conhecimento acadêmico seja o primeiro grande passo para uma prática de advocacia de qualidade, o mercado competitivo de hoje exige mais que isso.

Na hora de conquistar um novo cliente ou fidelizar os que você já possui, é preciso ter diferenciais que destacarão o seu escritório dos outros.

Pensando nisso, listamos atitudes essenciais para se tornar um advogado de sucesso. Continue na leitura para saber quais são:

Estar de olho nas oportunidades

Ser um advogado de sucesso está na capacidade de enxergar as oportunidades de negócios que o cercam. Quem foca apenas em grandes contratos perde chances em negócios menores que podem gerar uma boa projeção do seu nome e do seu escritório, por exemplo. Outra atitude importante para isso é estar sempre ligado ao mercado em que você está inserido para estudá-lo e, consequentemente, detectar futuros clientes.

Ter visão empreendedora

Independente da sua área de atuação, empreendedorismo é a palavra da vez nos negócios. É através dessa capacidade que o advogado cria seu diferencial, se posiciona estrategicamente e começa uma carreira de sucesso. O advogado e empreendedor José Emiliano Paes Landim Neto realizou em parceria com a Aurum um webinar com dicas para inspirar sua advocacia.

Para afiar essa visão é preciso encarar a profissão como um negócio de fato e isso inclui muito planejamento, metas, controle de gastos e recebíveis, além de sempre estar atrás de soluções inovadoras.

Seja organizado

O seu ambiente de trabalho deve ser limpo e organizado, e isso deve ser conferido diariamente. Nada de montanhas de papéis poluindo as mesas e a visão de quem o visita! Um advogado que busca excelência deve saber gerenciar seu dia de forma eficaz, garantindo a sua produtividade.

Existem ferramentas simples que podem ajudar você nessa tarefa, como o uso de etiquetas, criação de fluxos de trabalho que funcionem com sua equipe ou mesmo aplicativos que ajudam no foco.

Manter a cabeça aberta para as novas tecnologias

A tecnologia é uma importante aliada na hora de tornar seu trabalho mais ágil e prático. Incorporar essas tecnologias na sua rotina de trabalho podem evitar deslocamentos, automatizar processos e facilitar a tarefa de acompanhar o crescimento do seu escritório.

Saber da importância de trabalhar em equipe

Os modelos tradicionais de gestão de equipe muitas vezes deixam de ser efetivos e podem deixar a equipe menos produtiva. Vale a pena considerar se uma organização mais horizontal não é uma boa alternativa para a rotina de trabalho, valorizando líderes ao invés de chefes.

Dentro desse modelo diferenciado, o trabalho em equipe é uma importante ferramenta para a solução de problemas e gerenciamento de um fluxo de trabalho mais fluido.

Dominar o poder da persuasão e da comunicação interpessoal

É um erro pensar que a única forma de nos comunicarmos é através da linguagem verbal. O nosso corpo fala – e muito alto! Um advogado de sucesso usa da linguagem corporal para afirmar uma postura mais persuasiva. Ter isso em mente será um diferencial para obter sucesso em audiências, sustentações orais, palestras e outros tipos de interação com público.

Entender a importância de fortalecer a cultura dentro e fora da empresa

Você estudou, descobriu rotinas de trabalho que deixam líderes e colaboradores felizes e produtivos, criou uma cultura de empresa incrível… mas ninguém sabe disso. É para fazer a conexão do que é feito internamente com os clientes atuais e possíveis que o marketing entra.

Ter um site com boa usabilidade, estar presente nas redes sociais, ficar atento aos gostos e dores do seu cliente e ter um posicionamento público com personalidade: tudo isso faz parte do marketing jurídico e é um grande passo para mostrar para o mundo o caminho de sucesso que você e sua empresa estão trilhando.

Construa sua reputação com calma e paciência

Tenha sempre em mente que a construção da sua reputação é um trabalho diário. Para isso, procure trabalhar da forma mais transparente e eficaz possível, mantendo um bom relacionamento com seus clientes e parceiros. O feedback pode ser uma ferramenta para medir isso.

O boca a boca é a melhor propaganda que você terá e ser bem referenciado por quem lida diretamente com você é fundamental no caminho para o sucesso.

Fonte: www.aurum.com.br


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