Escolha uma Página

Para dar conta da maratona que é estudar para concursos públicos, muitos concurseiros adotam variadas técnicas. Alguns preferem apenas fazer resumos, outros releem a matéria o tempo todo. Mas é preciso tomar cuidado com os métodos para estudar para concursos públicos que você adota.

O motivo disso é que nem todas as técnicas trabalham de forma eficiente o processo de memorização. Além de existirem métodos que podem ser aplicados no seu dia a dia que você desconhece.

Neste texto, selecionamos 4 métodos inovadores para você manter a matéria na cabeça e otimizar seu tempo de estudos. Confira!

1. Estude por mapas mentais

Nada daquelas anotações tradicionais feitas da esquerda para a direita ou de cima para baixo! Um método moderno para estudar para concursos públicos é fazer mapas mentais. Essa tática auxilia na memorização, já que permite a conexão entre ideias essenciais.

Para fazer um mapa mental você vai escolher um tema e colocá-lo no centro de uma folha. Depois, ligue a esse centro os tópicos relacionados. A ideia é formar um miolo com galhos de associações. Você pode usar símbolos, ícones e também cores. Com esse método, a sua capacidade de assimilação tende a melhorar.

2. Intercale disciplinas diferentes

Muitos concurseiros costumam terminar todo o conteúdo de uma determinada disciplina para depois partir para outra. Essa técnica não é tão funcional, pois você pode se cansar com mais facilidade quando o tema é monótono e, com isso, perderá a concentração.

Um método ideal seria estudar disciplinas intercaladas. Como assim? Você dedica um tempo para uma matéria e depois procura por outra, podendo voltar à matéria inicial. Mas os conteúdos têm que ser distintos.

Isso melhora o nível de assimilação porque você obriga seu cérebro a acessar a região da memória de longo prazo, aquela onde se concentra por mais tempo o que você aprende. Então, utilize essa técnica associada a alguns hábitos que podem melhorar a sua memória.

3. Dê um tempo para reler o conteúdo

Já reparou que depois que você faz uma primeira leitura e logo em seguida faz a releitura parece que você não compreendeu tudo? Calma que não tem nada errado com seu cérebro! É o seu método que não é tão adequado.

Reler o material em períodos muito curtos não ajuda a relembrar detalhes. Nosso cérebro precisa de um tempo maior para absorver aquela informação que você leu recentemente.

Faça um teste: leia o conteúdo e passados 2 a 4 dias, releia-o. É possível que você entenda melhor o assunto dessa forma do que se estivesse lendo imediatamente. Além dessa metodologia, tente montar e acompanhar um plano de estudos campeão.

4. Estude utilizando áudios

Esse está entre os melhores métodos para estudar para concurso público. O motivo é que você pode utilizá-lo em qualquer lugar. Seja a caminho do trabalho, enquanto faz exercícios físicos ou quando estiver na fila de banco. E melhor: você tem a sensação de aproveitar o tempo.

Por meio de audiobooks você encontra o material que está no edital do concurso. É possível ouvir o conteúdo pela primeira vez, fazendo uma espécie de introdução ao tema. Ou estudar de forma plena, prestando muita atenção nos detalhes do conteúdo e fazendo anotações. Também é ideal para relembrar aquilo que já foi estudado.

Sentiu o impacto desses 4 métodos para estudar para concursos públicos? De qualquer forma, sempre escute sobre histórias de superação para ajudar a você seguir nos estudos.

Além de adotar algumas dessas táticas, que tal você DOBRAR as chances de passar em um concurso público?

Faça Já o Download do E-BookComo DOBRAR Suas Chances de Passar no Concurso dos Seus Sonhos!” inteiramente Grátis.

CLIQUE AQUI.