Escolha uma Página

Na labuta diária do diligente e proativo patrono, é preciso entender que o cliente ‘é o rei’, você está ali para prestar-lhes um serviço e ser um facilitador compreensível faz-se necessário.

– Doutora Astrogilda, tudo bem?

– Tudo, minha querida!

– Doutora, o juiz já deu a Titela Antecipada que a senhora pediu?

Não é para achar graça, mas este fato ocorreu e fez a Doutora Astrogilda repensar alguns valores e formas de como um Advogado deveria atender seu cliente.

Quem atende as mais variadas classes de pessoas, sabe o que é o cheiro gostoso de gente humilde, seu anseio em ver prevalecer seus direitos e, ao final de uma jornada de trabalho, revigorado, constatar que ser Advogado, de fato, não é para qualquer um, e promover a Justiça é um ideal glorioso a ser perseguido diariamente.

É preciso entender seu cliente, ‘baixar o nível cultural’ (no melhor sentido da expressão) quando necessário, fazendo ser compreendido pelo assistido e celebrar as conquistas conseguidas em favor deles, promovidas por sua forma diligente de atuar.

No dia a dia, não raro, o Advogado pode interagir com gente simples, que almeja, tão somente, que seus direitos sejam garantidos, e este é o lado gostoso da profissão.

O REI É SIMPLES

Assim, na labuta diária do diligente e proativo patrono, é preciso entender que o cliente ‘é o rei’, você está ali para prestar-lhes um serviço e ser um facilitador compreensível faz-se necessário.

No caso em questão, seria imperioso constatar que, ao atender o cliente, não se deve pesar na linguagem, esquecer o juridiquês, falar pausadamente alguns termos usuais da profissão, pois por mais que pareça belo e elegante ser o ‘cobra’ do Direito, não surtirá os efeitos esperados pelo assistido.

Deve-se, de forma pedagógica e isento de vaidades, dizer, na linguagem compreensível e limitada de seu cliente, que você tomará tais e tais atitudes.

Após dizer tudo, traduza tudo, de acordo com a capacidade técnica e cultural do seu ‘reizinho’.

TUTELA ou TITELA?

Se for tratar de TUTELA ANTECIPADA, diga:

– Vou pedir ao Juiz que dê uma proteção antecipada, liberando, por exemplo, seus remédios, etc e tal.

Diga, quando da contratação, nas tratativas iniciais, que o termo Tutela Antecipada, na verdade, significa uma Proteção Antecipada porque o caso requer (precisa) ser resolvido com urgência.

Ser pedagógico e minucioso com o seu cliente transmite segurança,seriedade e comprometimento, sabia?

E você? Como atende seus clientes?

Tem alguma experiência gratificante para relatar?

Conta pra gente!

Em tempo: A estorinha relatada no início do texto é meramente fictícia, fruto de uma mente criativa, mas poderia ocorrer comigo, com você ou com qualquer um de nós!

Escrito por: Fátima Burégio
Fonte: Jusbrasil