Compartilhe os Colegas!
[Direito de Família] Você sabia que existe a possibilidade de união estável avuncular !?
5 (100%) 1543 votes

 

 

 

Inicialmente, cumpre-nos esclarecer que união estável avuncular é aquela estabelecida entre tios e sobrinhos.

Neste artigo visamos esclarecer a possibilidade de reconhecimento de união estável para fins de recebimento de pensão por morte. Para tanto, faremos análise de interessante julgado.

No caso concreto, a sobrinha, que mantinha relacionamento com seu tio, requereu, após a morte deste, a concessão de pensão por morte. O pedido foi negado administrativamente. Com o ingresso da competente ação, o juízo de 1ª grau negou o pleito autoral sob o argumento de vedação expressa do art. 1.521, IV c/c art. 1.723, §1º:

 

Art. 1.521. Não podem casar:
IV – os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive.
Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.
§ 1o A união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.

Em sede de recurso, o juízo entendeu que a vedação legal não obsta, por si só, o reconhecimento de união estável para fins previdenciários.

 

Com efeito, o Decreto-Lei 3.200/1941, ainda em vigor, permite, mediante autorização judicial, o casamento entre parentes de terceiro grau desde que exames médicos comprovem inexistir riscos à saúde de eventual prole.

Ademais, as provas produzidas nos autos mostravam-se suficientes para o reconhecimento da união: certidão de nascimento do filho em comum; certidão de óbito, tendo a autora como declarante; requerimento desta para receber auxílio-funeral; escritura pública de união estável, dentre outras. Veja ementa de caso análogo:

 

PREVIDENCIÁRIO. PENSÃO POR MORTE. UNIÃO ESTÁVEL ENTRE TIO E SOBRINHA. POSSIBILIDADE. DEPENDÊNCIA ECONÔMICA PRESUMIDA EX VI LEGIS. CONSECTÁRIOS. 1. O fato de o casal, tio e sobrinha, estar legalmente impedido de contrair matrimônio, em razão da regra prevista no art. 1.521, IV, in fine, do Código Civil, não obsta o reconhecimento da união estável havida entre ambos para fins previdenciários. 2. Comprovada a união estável, presume-se a dependência econômica, nos termos do artigo 16, § 4º, da Lei 8.213/91, impondo-se à Previdência Social demonstrar que esta não existia. 3. Preenchidos os requisitos contidos no art. 74 da Lei 8.213/91, é de ser concedido o benefício de pensão por morte pleiteado. 4. A atualização monetária, incidindo a contar do vencimento de cada prestação, dar-se-á, no período de 05/1996 a 03/2006, pelo IGP-DI e de 04/2006 a 06/2009, pelo INPC. Nesses períodos, os juros de mora devem ser fixados à taxa de 1% ao mês, a contar da citação, com base no art. 3º do Decreto-Lei n. 2.322/87, aplicável analogicamente aos benefícios pagos com atraso, tendo em vista o seu caráter eminentemente alimentar, consoante firme entendimento consagrado na jurisprudência do STJ e na Súmula 75 desta Corte. A contar da Lei n.º 11.960/09, para fins de atualização monetária e juros haverá a incidência, uma única vez, até o efetivo pagamento, dos índices oficiais de remuneração básica e juros aplicados à caderneta de poupança. (TRF-4 – APELREEX: 327726320074047100 RS 0032772-63.2007.404.7100, Relator: LUÍS ALBERTO D’AZEVEDO AURVALLE, Data de Julgamento: 07/12/2010, SEXTA TURMA, Data de Publicação: D.E. 16/12/2010)

Assim, foi reconhecida a união estável entre o tio e sua sobrinha para fins de concessão de benefício previdenciário.

 

Gostaríamos de ver seus comentários. Estamos trabalhando para trazer conteúdos de alto valor, mas para isso precisamos que cada um de nossos leitores se dediquem também a poder inserir opiniões, comentários, desejos e assim por diante, afinal, VOCÊ É IMPORTANTE PARA NÓS!

E PARA VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO A CARREIRA, É IMPRESCINDÍVEL O MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC listado abaixo. Aproveite pois ainda está com preço de lançamento, assim como excelentes bônus.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA!

NOTA: O Presente conteúdo/artigo acima publicado é de autoria do Site http://www.abrahaonascimento.com.br/
Compartilhe os Colegas!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com

Deseja receber agora um Modelo de Contrato de Honorários de acordo com a reforma?

 

Esse Contrato de Honorários pode te resguardar de qualquer problema com seu cliente na área Trabalhista. Digite seu e-mail abaixo e clique em Enviar!

Cadastro efetuado com sucesso. Enviaremos o contrato em até 5 minutos para o seu e-mail.