Escolha uma Página

 

 

 

          Olá meus amigos estudantes que estão para prestar a Prova da OAB em Direito Civil, trago hoje dicas importantes para os amigos que almejam a aprovação na Prova da Ordem que vem tornando-se cada vez mais difícil suscitando dúvidas em muitos alunos quanto a área que vão optar na Segunda Fase.

 

          Com o elevado números de advogados no mercado, o exame de Ordem tornou-se uma prova deverás difícil, uma vez que visa de coibir a entrada de profissionais no mercado de Trabalho advocatício. É de pleno conhecimento que, o número de reprovações cresce exponencialmente há cada exame, de maneira que a Reprovação no XXI, chegou ao alarmante número de 85%. Sobrevivendo os candidatos a 1º fase do Exame, com o alcance da pontuação mínima de 40 questões, surge uma grande dúvida. Qual matéria optar na Segunda Fase do certame?

 

          A segunda Fase do Exame de Ordem é composta por uma Peça Prática Profissional podendo envolver qualquer área compreendida pelo Edital, cujo modelos podem ser encontrados na 4ª Edição do E-Book MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC, que de forma didática traz para todo civilista as peças necessárias para uso na sua jornada. A peça supracitada possui o valor de 5,00 que aliada a 04 questões subjetivas valendo 1,25 cada, somam o total de 10,0 pontos, onde o mínimo para aprovação é a média total de 6,0 pontos.

 

         O que muitos estudantes temem na possibilidade Escolher Direito Civil na 2ª Fase do Exame de Ordem é o Elevado número de peças que podem ser requeridas no exame. Medo este que os leitores do PORTAL CARREIRA DO ADVOGADO não devem ter, uma vez que sempre estamos trazendo novidades legislativas e dicas para seu sucesso na área cível e por tabela lograr êxito no Exame.

 

          Diferente do que muitos dizem, a prova só poderá requerer a elaboração de 03 peças fundamentais que serão uma PETIÇÃO INICIAL, CONTESTAÇÃO ou um RECURSO. Os candidatos costumam criar uma certa aversão justamente no que tange as diversas possibilidades de Iniciais ou Recursos que podem ser pedidos, o que ao olhar o âmbito civilista chega a dar nos nervos. O grande segredo para vencer essa barreira é conhecer os mais diversos tipos de peças compreendidos na área. Não é necessária a confecção da imensidão de exordiais ou recursos, mas com certeza, seu conhecimento prévio e análise dos modelos diversos é imprescindível para vencer na Peça Prático Profissional.

 

          De relance podemos citar Ações de Danos Morais, Danos Materiais, Obrigação de Fazer e não Fazer, Obrigação de dar coisa Certa, Consignação em Pagamento, Ação Moratória e etc. No que tange aos Recursos podem ser cobrados Apelação, Agravo de Instrumento, Embargos de Declaração, agravo Interno entre outros. Note-se que, embora seja elevado o número de Ações, estas possuem quase a mesma formatação e ritualística, necessitando que o candidato esteja tão somente atento as minúsculas diferenças.

 

IMPORTANTE: AO ANALISAR A PROVA, OBSERVE BEM  A COMPETÊNCIA CORRETA, DEPOIS RASCUNHE A QUALIFICAÇÃO EVITANDO POSSÍVEIS ERROS NO CARTÃO RESPOSTA E FIQUE ATENTO A HIPÓTESE DE TUTELA ANTECIPADA QUE TEM SIDO MUITO COMUM NOS ÚLTIMOS CERTAMES.

 

          É de fundamental importância o Candidato está sempre atento ao Direito do Consumidor que é tema recorrente, razão disso que, sempre estaremos trazendo dicas e inovações que contemplam esse ramo. Em possível ordem exponencial reputo como de fundamental Importância a atenção a temática da Responsabilidade Civil, Direito de Família, Contratos em Espécie e atenção em especial a parte Geral que vem sido foco de alguns últimos exames. Outro ponto a se considerar, é que a Prova aborda Direito Civil e PROCESSO CIVIL. Estudar Processo Civil é fundamental para obter êxito e, nada melhor que entender a processualística a partir de um Guia detalhado como a 4ª Edição do E-Book MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC.

 

         Entender o Processo a partir das correspondentes AÇÕES lhe auxiliará tanto na fixação de conhecimento como na redação da Peça Prático Profissional. O que falta aos candidatos é um guia definitivo onde contenham todas as hipóteses processuais como o supracitado. Direito Processual Civil embora alguns sintam receio com seu Estudo é a mola mestra para o sucesso na Prova da Ordem como na vida Profissional, de maneira que todos os ramos do Direito bebem dessa fonte, um bom processualista não tem como dar errado na Vida Jurídica

 

         O conhecimento da parte Recursal e Executória lhe ajudará na realização de uma prova mais segura, bem como, lhe auxiliará em uma carreira profissional promissora. Uma vez que muitos candidatos possuem certa dificuldade na parte Executória, sugiro que dias antes das provas dedique-se um pouco mais a essa temática de maneira que no dia de seu certame o conteúdo estará fresco em sua mente

 

         Um bom aluno que deseja sucesso na prova da ordem possui como aliado indispensável a compra da 4ª Edição do E-Book MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC, sendo este, o divisor de água que impulsionará sua carreira de sucesso. Lance todo medo e incerteza fora e, mergulhe no mundo do Direito Civil tanto no exame de Ordem como na vida prática, de maneira que esta obra será seu guia definitivo, podendo lhe ajudar nas mais diversas situações que muitas vezes não vemos na faculdade.

 

         A OAB é prova onde a aprovação é plenamente possível, bastando um pouco de estudo dirigido e as ARMAS certas que lhe ajudarão a estudar e analisar os mais diversos tipos de Ações e Recursos. Reputo como indispensável para o candidato angariar êxito diante do exame quanto da vida profissional o prévio conhecimento da 4ª Edição do E-Book MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC, este será seu aliado nos estudos diários para prova e posteriormente lhe dará o norte para o sucesso no Mercado de Trabalho civilista.

Gostaríamos de ver seus comentários. Estamos trabalhando para trazer conteúdos de alto valor, mas para isso precisamos que cada um de nossos leitores se dediquem também a poder inserir opiniões, comentários, desejos e assim por diante, afinal, VOCÊ É IMPORTANTE PARA NÓS!

NOTA: O Presente conteúdo/artigo acima publicado é de autoria e utilização exclusiva do Portal Carreira do Advogado, não estando autorizado sua replicação em outros websites. O Conteúdo é inserido aqui