Escolha uma Página

Ao propor uma ação de usucapião, o autor deverá requerer a citação dos confinantes, ou seja, dos vizinhos que fazem fronteira com o imóvel que ele almeja.


E o que acontece caso não haja citação dos confinantes? Haverá nulidade absoluta do Processo?


Não. Apesar de amplamente recomendável, a falta de citação dos confinantes não acarretará, por sim, ou seja, obrigatoriamente, a nulidade da sentença que declara a usucapião. Não há que se falar em nulidade absoluta, no caso.


A ausência de citação dos confinantes e respectivos cônjuges na ação de usucapião é considerada hipótese de nulidade relativa, somente gerando a nulidade do processo caso se constate o efetivo prejuízo.

De forma objetiva e prática, elaboramos um Curso Avançado Sobre Usucapião, onde tratamos todas as modalidades (seja Usucapião Extrajudicial, Usucapião Coletiva, Usucapião Especial Rural, Usucapião Especial Urbana, Usucapião Extraordinária, Usucapião Familiar, Usucapião Ordinária, entre outros) onde fazemos uma análise avançada em cada modalidade com vídeos de casos práticos, modelos de petições para utilizar em sua ação, jurisprudências atualizadas, acesso ao grupo exclusivo no whatsapp com alunos e professores para tirar suas dúvidas, entre outros. Clique Aqui e conheça agora mesmo.