Compartilhe os Colegas!
6 Dicas para o jovem advogado falar bem em uma audiência
5 (100%) 570 votes

Dica 1

Grave a si mesmo:  Muitas pessoas saem da faculdade sem ter a mais remota ideia de como é seu tom de voz, sua postura ao falar, tiques, sotaques e vícios de linguagem. Muito fácil: um celular, notebook, todos possuem câmeras. Escolha um texto conhecido e leia-o para a câmera, e depois se auto avalie, Gostou de sua voz, do tom, da maciez, da dicção? não dá para melhorar sem ter conhecimento de sua atual situação.

Dica 2

Treine sempre: o bem falar assim como qualquer outra habilidade pode e deve ser treinada. Leia bastante, recite trechos em voz alta, grave seu progresso. Tenha atenção na pronúncia de cada letra e palavra.

Dica 3

Não improvise: Até que se tenha um pleno domínio desta competência, só fale em público de um assunto conhecido, ou algo que você estudou de antemão. Isso te dará maior segurança ao falar, conhecimento gera segurança, e seus interlocutores perceberão seu profissionalismo e conhecimento.

Dica 4

Gírias jamais! Simples assim. O Advogado infelizmente nunca se despe do ofício (falarei sobre isso em outra publicação), e seu modo de falar dirá muito sobre você. Sendo um jovem Advogado, a barreira inicial da desconfiança (pela pouca idade) deve ser vencida de imediato pelo modo de falar. Gírias podem transmitir a impressão de imaturidade ao seu cliente, e certamente você não quer isso.

Dica 5

Seja cortês e educado: por incrível que possa parecer, já vi muitos colegas de profissão que desconhecem o significado dessas duas palavras. Inicie seus diálogos com as fórmulas de educação e cortesia já conhecidas: “Bom dia, em que posso lhe ser útil?” “Sente-se e fique à vontade, posso ajudar em algo?”. Importante: jamais finja cortesia e educação.  Ela deve ser sincera, se ainda não consegue, treine mais, mas não finja! Caso esteja em um mau dia, ninguém tem nada a ver com isso, você é Advogado, pago para resolver problemas (É assim que as pessoas te enxergam…).

Dica 6

Olhe nos olhos de seu interlocutor: sempre olhe nos olhos da pessoa com quem você conversa. Não importa quantas mensagens tenham chegado neste exato momento no WhatsApp, deixe para depois. O ditado é antigo: “os olhos são a janela para a alma”. Quer transmitir segurança: olhe nos olhos enquanto fala. Quer transmitir respeito: olhe nos olhos enquanto ouve.

Isso não é tudo, mas é necessário começar por algum lugar. Essa pequenas dicas irão certamente fazer você Jovem Advogado a conhecer melhor essa que é uma das mais importantes habilidades exigidas do Advogado, e que ninguém te ensinou na faculdade.

Indicamos fortemente a leitura do Manual Prático do Novo Código de Processo Civil que já está em sua 4º edição, totalmente reformulado e atualizado com o Novo CPC.

De posse desse Manual, você não precisará mais iniciar sua petição, execução ou até mesmo recursos cíveis do Zero. Inclusive não precisará gastar o seu tempo pesquisando jurisprudências na internet, doutrinas, etc. Clique Aqui e conheça agora mesmo a 4º Edição do Manual Prático do Novo Código de Processo Civil.

Fonte: Jus Brasil

Compartilhe os Colegas!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com