A humanidade precisa de advogados que façam exatamente o que ela sempre precisou, o básico. NÃO, você não leu errado. O BÁSICO TRANSFORMA e eu vou te provar ao longo desse texto algo que vem sendo aplicado a centenas de anos e os advogados ainda não entenderam. Não são fórmulas mágicas ou chances de ouro que vão transformar sua carreira. Conhecer e aplicar o Básico é que vai.
Eu vejo centenas de advogados todos os dias buscando a carta mágica da advocacia, a ação coletiva que vai lhe garantir um carro 0KM ou mesmo uma aposentadoria. Vejo colegas empenhando toda as suas forças para descobrir qual vai ser o próximo “mar de oportunidades” e perdem de vista o que é realmente necessário para o sucesso. Conhecimentos elementares, constância e trabalho duro.
Não é motivo de surpresa que muitos colegas desejam atuar na seara cível e nunca leram o código civil, desejam pleitear Inventários e nunca se debruçaram sobre o título das sucessões contidos no CPC que poderia sanar considerável parte de vossas dúvidas. Saiba que sua advocacia demanda isso, conhecimento elementar daquilo que vai resolver o problema de seu cliente.
Se você abrir a Bíblia Sagrada nesse momento e ir para seu primeiro livro, o Gênesis, no capítulo 25 você vai deparar-se com a transmissão de uma herança, de Isaque para seus filhos Esaú e Jacó. Isso demonstra que há milhares de anos atrás as pessoas precisavam de inventários e vão continuar precisando por outras centenas de anos que estão por vir. Qual vai ser o momento que você irá decidir aprender a processar essa ação?
Eu não quero inventar um método mirabolante. De forma alguma penso em criar uma “nova roda”. Eu quero chamar a atenção do Doutor para o que já existe, sempre existiu e sempre existirá. As ações que sempre vão demandar muitos clientes e advogados capacitados, profissionais que saibam fazer exatamente o que a lei diz que deve ser feito. Aquilo que você tem o dever de saber.
Então você vai me dizer: Doutor Elyselton, por essas considerações deveríamos concluir que existem milhares de advogados especialistas em Inventário! Que conhecem as minúcias da Lei e do processo, correto?
Infelizmente não. Poucos sãos os advogados que fazem com excelência o básico, que com facilidade dominam uma ação de Inventário, por exemplo. O triunfo de sua advocacia não está nos potes de ouro, mas em fazer com excelência aquilo que seus clientes realmente estão precisando.
Muitos falam que desejam ter centenas de clientes, todavia eu pergunto, você sabe o que fazer quando esses clientes chegarem? Imagine que você advogado, que trabalha sozinho, consiga nesse exato momento 50 processos de inventário. Cada um com suas particularidades e afins. Eu te pergunto: você sabe mesmo como pleitear um processo de Inventário? Se surgirem herdeiros fora do casamento o que fazer? E bens embaraçados? Testamento? Já aprendeu como pagar o ITCMD? O doutor entende como funciona pelo menos a partilha de bens?
Se pelo menos uma dessas respostas for negativa, saiba que o dia de seu sucesso é também o seu fracasso, pois, nenhum cliente admite erros em um processo que ele pressupõe que todo advogado deva saber.
O básico não é sinônimo de simples. Não é construído com releixo e descaso. Advém do aperfeiçoamento diário no elementar. Sem dúvidas a comida mais popular que temos é a combinação do Feijão com o Arroz. Fonte rica em nutrição e traz inúmeros benefícios para a saúde. Tenho certeza que todo mundo já comeu pelos menos uma vez na vida um Feijão com Arroz com um gosto péssimo, sem sal, desagradável, que se pudesse nunca mais voltaria a repetir, bem como já experimentou um Feijão com Arroz saboroso, bem temperado, harmonioso de encher os olhos, que se pudesse comeria todos os dias.
O feijão com arroz é básico na culinária brasileira, mas isso não pressupõe o seu sabor ou sucesso, os detalhes sim. De igual forma são suas ações judiciais, onde você deve escolher os temperos adequados e aplicá-los na medida correta para obter a procedência da Ação de maneira mais eficiente. E sim, assim como o Feijão com Arroz é tão importante para nutrição humana, dominar o fundamental na seara Jurídica de sua área de atuação deve ser sua meta de conquista, é o fundamental para o sustento de sua carreira, pois deste que sairá a maior parte de seus clientes.
Há centenas de anos as necessidades jurídicas da sociedade, embora com outros nomes e processadas de outra forma, são as mesmas. Pleito de ações sobre contratos que não deram certo, ações possessórias, divórcio, inventário e partilha de bens e etc. Os seus clientes carecem de advogados que tão somente olhe para o código civil e as leis conexas e saibam aplicar com primazia aquelas disposições, saibam peticionar, contestar, fazer uma audiência, recorrer e executar um processo.
Fazer isso demanda estudos e muita prática, horas e mais horas, erros e acertos. E nessa jornada você vai crescer e navegar rumo ao sucesso, enfrentando com louvor cada batalha e comemorando cada vitória processual. Assim é feita a advocacia!!. Nunca quis dar atalhos para meus alunos, mas sim ,direções e metas que se fielmente cumpridas os resultados surgirão, buscando tão somente apresentar os erros e acertos que eles estão suscetíveis de maneira a diminuir os erros e aumentar os acertos, dia após dia.
Essa é a missão do Curso Avançado sobre Inventário e Partilha não trazer fórmulas mágicas, carros 0KM, chances de ouro ou unicórnios, mas ensinar que o conhecimento dessas áreas do direito é fundamental para a sobrevivência em sua carreira. Todo advogado deve ter e, quando bem aplicado, inevitavelmente trará resultados.
Como eu sei disso? Simples!! É assim desde o primeiro inventário feito no mundo. Foi assim durante centenas de anos e será assim por mais centenas. É assim comigo, como todos os advogados de sucesso nessa área e com você se estiver disposto a seguir essa jornada para o conhecimento do que é mais importante, O BÁSICO, pois a humanidade precisa de advogados que façam exatamente o que ela sempre precisou….
As formas de ver o mundo podem mudar, mas ele continua igual. A advocacia ainda possui a mesma finalidade de centenas de anos atrás e os advogados que entenderam isso desconhecem a palavra “crise”, eles executam consistentes ações práticas, com conhecimentos elementares e muito trabalho duro, para assim, gerar resultado. Repense seu conceito de advocacia de sucesso e dê o passo de segurança para aquilo que verdadeiramente vai trazer seus honorários. O Doutor já sabe o que deve fazer, cabe agora sair da inércia e dá o primeiro passo rumo ao futuro conhecido. E isso, só depende de você.
Não esqueça de registrar o seu comentário logo abaixo, dessa forma terei condições de analisar o quanto o conteúdo agregou para você.
Excelente!
Ótimo!!
Muito oportuna e adequada a análise do básico exigido para o exercício da advocacia com o uso do comparativo com o básico da cozinha. O sucesso de um e de outro dependem do conhecimento básico e essencial do operador.
Sempre fui a favor do básico, pois esse é o melhor caminho sem complicações.
??
Excelente ??
É motivador o texto para que compreendamos estes dois procedimentos juridicos/extra-jurídica.
Acho que faltou detalhar informações sobre o curso propriamente dito.
Obrigado pelo retorno Dr. Júlio.
De fato não detalhamos o curso pois a mensagem que gostaríamos de passar não era do curso. De qualquer forma colocamos os link dos cursos e clicando nos links o Sr. poderá conhecer em detalhes.
Um abraço.
Muito bom!
Ótimo artigo, nos primeiros dias que se abre o escritório, o maior medo é não fazer um atendimento corretamente!
Bem assim…
Muito bem explicado.
Excelente!!
Texto realmente verdadeiro. De fato, não há como fazer nada, sem primeiro saber o básico. Nu
Excelente texto, ainda não posso advogar, terminei esse mês o curso de Direito, estou estudando para OAB, esperando com expectativas se vai ou não sair a segunda prova desse ano, mas enquanto isso tenho me preparado, venho agregando conhecimentos. Obrigada pelo feedback.
excelente
Muito boa a análise.
É uma coisa tão simples o que foi falado, no entanto, nunca havia parado para observar.
Excelente!
Texto realmente verdadeiro. De fato, não há como fazer nada, sem primeiro saber o básico.
Ótimo artigo! Como não posso advogar ainda, estou me preparando para a OAB, mas realmente o básico faz toda a diferença para começar com certeza! Excelentes informações! Obrigada Dr.
excelente
Excelente texto, fazendo uma comparação maravilhosa da cozinha brasileira com o dia a dia do direito. Na prática, Inventário e usucapião existem desde que surgiu o mundo e as razões e motivos são muito parecido atualmente. A modificação está, no aplicar corretamente o direito por um advogado bem preparado para encaminhar o processo, com as peculiaridades exigentes de cada caso.
Excelente aprendizagem. Sou estudante de direito e acabei de estudar esta matéria. Só fiquei com uma dúvida, pois o sr disse quem é meeeiro não é herdeiro, isso entrou em contradição com alguma explicação dada pela professora de direito de sucessão.
Não subsistirá a meação e herança de bens comuns quando da concorrência com descendentes.
Ótimo texto!
Seu artigo , é encorajador, traz informações precisas e, lembra que é uma das ações mais complexas na seara jurídica, concordo; por levar tempo e evidentemente desgaste emocional, principalmente que o cliente exige rapidez para ver o problema solucionado, não é verdade?
Muito boa a explanação, é um tema muito interessante tem muitas peculiaridades. Parabéns.
Bem motivador. Faz a pessoa refletir melhor sobre a carreira e onde pretende chegar!
Muito bom, aprendi uma grande lição: idéias simples e carregadas de originalidade resultam em carreiras esplêndidas. Parabéns!
Realmente, o básico e o que pelo menos um bom advogado pode saber para lidar com essas ações, que aparentemente e fácil, mas que É bem complexa e que existe caminhos estreito. Temos que nos dar o melhor de nós para que tenhamos um bom sucesso.
Realmente, precisamos estudar para conhecer e aplicar a lei condizente oao caso concreto.
Muito boa sua explanação.
Muito bom!
Muito bom professor, advogado não é confeiteiro de bolos para viver de receitas prontas.
Tem que estudar.
Faz sentido.
Perfeita colocação!
Texto muito claro e objetivo! Direto ao ponto.
Assisti as duas aulas e tirei muito proveito. Obrigado. Este e-mail me ajudou muito também.
Excelente texto!!!! O que parece básico é o mais essencial!!!
Bom dia,
Passamos a vida inteira ao redor do óbvio e não se percebe.
O texto é fantástico e sem meias palavras, é o que precisamos fazer
Ótimo e esclarecedor, é como receita de bolo, seguindo o básico, pode-se adicionar qualquer recheio que fica bom, sucesso aí.
Excelente Dr. José Norberto!
Muito bom, gostei demais e foi transparente.
Obrigado.
Muito boa reflexão!
Intrigante
Muito bom!
Excelente mensagem do básico. Interessante é falar da Bíblia, mostrando que tudo se renova , inclusive as nossas mentes. O básico p mim é o primeiro degrau de uma longa caminhada. Parabéns.
Muito obrigado pelo retorno Dra. Simone.
Parabéns pela reflexão.
Uma pessoa tão jovem com tanta sabedoria é realmente admirável.
???
Gostei muito da aula de segunda e só não me inscrevi no curso porque não era o dia bom para meu cartão. Sobre este artigo muito bom, tinha um professor que falava: na dúvida use o bom senso que você se dará bem. Obrigada.
Parabéns pelos argumentos!
Obrigado Dr. Flávio.
PARABÉNS Dr, O ARTIGO É EXCELENTE.
Obrigado Dr. Fernando!
Prof. Elyselton,
Parabenizo-o pelos sensatos dizeres. Advogo há 36 anos e já patrocinei muitos inventários e muitas ações de usucapião.
E, sim, todas as vezes, li e reli as disposições do Código Civil e as do Código de Processo Civil que tratam da matéria.
Por isso, não desprezo novos conhecimentos afetos ao tema.
Sdçs.
Como dissestes, o básico é diferente de simples. Por vezes perdemos oportunidades por negligenciarmos essa máxima. E mais, se analisarmos sob o prisma do potencial cliente compreendemos que o que ele enxerga é um advogado e como tal, deverá pelo menos saber o básico.
Prof . Elyselton, e
Excelente artigo, não só pela clareza de ideias mas também pelo estímulo que ele suscita aos advogados mais novos na profissão de advogado e\ou na área cível, Realmente, ao longo dos meus 38 anos de advocacia junto ao Banco do Brasil e, depois de aposentado, como profissional liberal na área jurídica, conclui que qualquer advogado, com alguns anos de prática jurídica, precisará apenas de conhecimentos básicos expressos na Constituição Federal, Códigos Civil e Processual Civil para viabilizar uma ação judicial, sem olvidar do necessário cuidado que deva ter na condução do processo.
Ótima observações.
Ótima reflexão
Excelente artigo
Muito bacana, professor. Compreendi a mensagem.
Chega de ficar buscando fórmulas mirabolantes e ações milionárias.
O importante é fazer o básico com excelência.
Obrigada por compartilhar algo tão singular e profundo.
Muito bom
Esse texto agregou muito, é um alerta, de ter o conhecimento e dedicação necessários que a profissão de advocacia exige.
Claro e objetivo.
Muito bom.
Parabéns professor.
Top
CLARO, CONSISTENTE E FICO CONVICTO DE QUE TUDO SE PROCESSA VIA “O BÁSICO” APREENDIDO DE MODO EFETIVAMENTE CORRETO E ATOMIZADO COM SUCESSO, PORTANTO, NOBRE PROFESSOR GOSTARIA SIM DE SEGUIR OS AZIMUTES NECESSÁRIOS PARA O ENFRETAMENTO ANTE AS AÇÕES E RESPECTIVOS PROCESSOS NA SEARA CÍVEL E NO QUE COUBER, SEGUIDO, POIS, O PASSO A PASSO QUE SE DESTINA. ABRAÇO FRATERNAL AO NOBRE CAUSÍDICO.
Bom dia! muito bom o artigo. Resumido (do básico ao acabamento)
Excelente!!
Excelente artigo. Tenho esses princípios, ou seja, dominar o básico daquilo que vai fazer, é o verdadeiro alicerce do que se pretende construir. Parabéns.
Muito bom mesmo o artigo, direto e primordial.
Como em tudo, a base sempre é a parte mais importante. Pra mim o problema está todo em colocar o conhecimento em prática, parece que tu lê, entende, mas na hora de por em prática percebo que não compreendi realmente.
Muito bom, esclarecedor, parabéns.
Gostei! – quantas são as preocupações quando iniciamos a atividade profissional. Quando fiz a primeira ação de inventário se tivesse lido algo assim, certamente teria sofrido menos. Trabalhado mais com maior precisão no básico. muito bom. obrigado Dr. por distribuir conhecimentos.
Bom dia, realmente exite um paradigma em relação a ação de inventário, uns dizem que demora outros que sao complicados, sou advogado recém formado, assisti sua live de inventário e gostei muito, só não adquiri por motivos financeiros no entanto pretendo adquirir este é outros cursos da plataforma em breve, obrigado pela oportunidade de nos apresentar estas possibilidades.
Gostei muito do seu posicionamento Prof. Elyselton, parabéns!!
Suas considerações claras e objetivas me fizeram refletir sobre
o meu atual momento. Gratidão!!
Excelente!!
Excelente. Eu como jovem advogada fico muito feliz em ter a oportunidade de aprender ainda mais. Excelente reflexão
Excelente ferramenta! Muito obrigada por compartilhar essas informações. Ficar atenção aos detalhes faz a diferença entre acertar e errar.
Excelente Dr. Me abriu os olhos, pois a correria pelo dinheiro só pode ser eficaz quando se faz uma ação que dê o resultado esperado para o cliente, e isso só se faz, fazendo o que é simples e, o simples, é exatamente o básico.
Vossa Excelência é ninja no assunto, fala com propriedade e passa conhecimento e domínio, parabéns. Estou me graduando cursando o 10 semestre.
Obrigado por acompanhar o nosso trabalho do Portal Carreira do Advogado Dr. Dermevaldo.
Excelente análise. Parabéns Doutor.
Maravilhoso! Fiquei encantada! E decidida a trilhar esse caminho. Obrigada pela ajuda
Obrigado a Sra. por acompanhar o nosso trabalho ?
Obrigada pela mensagem.
Simples assim. O básico requer dedicação e tempo. Inventar é bom, mas conhecer o básico é excelente.
Artigo objetivo e de muita eficiência. Mostra domínio no que fala. Parabéns.
Obrigado Dr. Emerson.
Um abraço.
Parabéns! Excelente texto.
Ótima reflexão!
Gostei. Simples, direto e objetivo. Parabéns!!!
Excelente!
Curso de fácil aprendizado, objetivo e muito prático e o grupo do whatsapp é muito cooperativo e solicito todos os participantes. Isncrevam-se e participe de curso.
Muito obrigado pelo depoimento Dra. Rosana. ??
Muito bom Dr.! Cansada de ver anúncios na internet de cursos prometendo coisas impossíveis.
Fico feliz que tenha nos encontrado e que esteja gostando dos nossos conteúdos Dra. Bruna.
Boa tarde!!
Parabéns pela sua atitude de compartilhar seus conhecimentos com os colegas.
Adorei seu texto sobre o básico, realmente se quer advogar necessita conhecer o básico das leis referentes a área de atuação.
Obrigado pelo retorno Dra. Edna ? ? ?
Excelentes ponderacões.
Realmente o BÁSICO, não é tão básico assim e, impera, clama pelo tempo que nos dedicamos em busca do conhecimento, de atualidades, através das leituras dos Códigos, Jurisprudências e Doutrinas.
Além do dever que temos de processar passo a passo o que foi inferido de cada leitura e retirar a ideia central.
Fichas de leituras são ótimas sugestões para resumir em palavras chaves o que foi lido.
Quando surge uma ação, seja ela no âmbito do judiciário, ou administrativo ou, até mesmo, extrajudicial, a primeira situação que devemos observar é a nossa preparação.
Ainda que pareça simples uma ou outra ação, sempre temos de esperar as surpresas que poderão surgir. Por isso, a única maneira de estarmos bem preparados é atraves da leitura, seja ela por livros físicos ou virtuais, jurisprudências, para saber como os juízes, Desembargares e Ministros interpretam cada matéria processual.
O café com leite, ou arroz com feijão são excelentes, todavia, devemos ponderar e dozarmos corretamente.
A leitura ainda é a maneira mais assertiva para adquirirmos
o aprendizado, para posteriormente termos o conhecimento para colocá-lo em pratica.
Portanto, acredito que o melhor caminho, para que o advogado possa estar mais preparado é através da leitura para buscar a melhor solução em a demandas de cliente.
Excelente.
Excelente reflexão. Era exatamente o que precisava ouvir neste momento da minha carreeira. Obrigado!!
Em uma palavra! Excelente!
Excelente.
Bom dia!
Sempre que lemos qualquer coisa, vamos sempre aprender algo. Hoje eu aprendi que saber o básico pode me levar a excelência.
Sempre bom ler um texto que inspire nosso aprendizado de forma simples e coerente, sem receitas milagrosas. Excelente.
Disse tudo professor, precisamos ter excelência no básico!
Simples e elucidador. Muito bom.
Obrigada, com certeza eu preciso entender o Básico. Realmente abrir a porta certa.
Excelente explicação.
Excelente texto! concordo plenamente!
Obrigado por acompanhar o nosso trabalho Dra. Regia 🙂
Gostei muito do comentário. É verdade, o básico é fundamental para todas as nossas empreitadas. O cliente quer resultados, e satisfatórios. Parabens pelas dicas.
Excelente constatação, muito esclarecedor para quem esta iniciando, com certeza me ajuda a definir um norte prático a cerca de onde começar. Obrigada!
Excelente