Escolha uma Página
Compartilhe os Colegas!

A humanidade precisa de advogados que façam exatamente o que ela sempre precisou, o básico. NÃO, você não leu errado. O BÁSICO TRANSFORMA e eu vou te provar ao longo desse texto algo que vem sendo aplicado a centenas de anos e os advogados ainda não entenderam. Não são fórmulas mágicas ou chances de ouro que vão transformar sua carreira. Conhecer e aplicar o Básico é que vai.

Eu vejo centenas de advogados todos os dias buscando a carta mágica da advocacia, a ação coletiva que vai lhe garantir um carro 0KM ou mesmo uma aposentadoria. Vejo colegas empenhando toda as suas forças para descobrir qual vai ser o próximo “mar de oportunidades” e perdem de vista o que é realmente necessário para o sucesso. Conhecimentos elementares, constância e trabalho duro. 

Não é motivo de surpresa que muitos colegas desejam atuar na seara cível e nunca leram o código civil, desejam pleitear Inventários e nunca se debruçaram sobre o título das sucessões contidos no CPC que poderia sanar considerável parte de vossas dúvidas. Saiba que sua advocacia demanda isso, conhecimento elementar daquilo que vai resolver o problema de seu cliente.

Se você abrir a Bíblia Sagrada nesse momento e ir para seu primeiro livro, o Gênesis, no capítulo 25 você vai deparar-se com a transmissão de uma herança, de Isaque para seus filhos Esaú e Jacó. Isso demonstra que há milhares de anos atrás as pessoas precisavam de inventários e vão continuar precisando por outras centenas de anos que estão por vir. Qual vai ser o momento que você irá decidir aprender a processar essa ação?

As pessoas falam que todos os caminhos levam a Roma. Há dois milênios atrás os Romanos desenvolveram uma espécie de aquisição da propriedade por quem não era seu legítimo dono, haja vista o exercício da posse. Eles chamavam isso de Usucapio. Eu sei que esse nome te faz lembrar a ação mais comum do Direito Imobiliário.

Desde Roma até a atualidade milhões de aquisições por usucapião foram realizadas. Deu certo em Roma, deu certo através dos séculos e até hoje dá certo no Brasil e no Mundo.  Você já aprendeu como pleitear uma Ação de Usucapião?

O básico transforma

Eu não quero inventar um método mirabolante. De forma alguma penso em criar uma “nova roda”. Eu quero chamar a atenção do Doutor para o que já existe, sempre existiu e sempre existirá. As ações que sempre vão demandar muitos clientes e advogados capacitados, profissionais que saibam fazer exatamente o que a lei diz que deve ser feito. Aquilo que você tem o dever de saber.

Então você vai me dizer: Doutor Elyselton, por essas considerações deveríamos concluir que existem milhares de advogados especialistas em Inventário ou Usucapião!! Que conhecem as minúcias da Lei e do processo, correto?

Infelizmente não. Poucos sãos os advogados que fazem com excelência o básico, que com facilidade dominam uma ação de Inventário, por exemplo. O triunfo de sua advocacia não está nos potes de ouro, mas em fazer com excelência aquilo que seus clientes realmente estão precisando.

Muitos falam que desejam ter centenas de clientes, todavia eu pergunto, você sabe o que fazer quando esses clientes chegarem? Imagine que você advogado, que trabalha sozinho, consiga nesse exato momento 50 processos de inventário. Cada um com suas particularidades e afins.  Eu te pergunto: você sabe mesmo como pleitear um processo de Inventário? Se surgirem herdeiros fora do casamento o que fazer? E bens embaraçados? Testamento? Já aprendeu como pagar o ITCMD? O doutor entende como funciona pelo menos a partilha de bens?

Se pelo menos uma dessas respostas for negativa, saiba que o dia de seu sucesso é também o seu fracasso, pois, nenhum cliente admite erros em um processo que ele pressupõe que todo advogado deva saber.

O básico não é sinônimo de simples. Não é construído com releixo e descaso. Advém do aperfeiçoamento diário no elementar. Sem dúvidas a comida mais popular que temos é a combinação do Feijão com o Arroz. Fonte rica em nutrição e traz inúmeros benefícios para a saúde. Tenho certeza que todo mundo já comeu pelos menos uma vez na vida um Feijão com Arroz com um gosto péssimo, sem sal, desagradável, que se pudesse nunca mais voltaria a repetir, bem como já experimentou um Feijão com Arroz saboroso, bem temperado, harmonioso de encher os olhos, que se pudesse comeria todos os dias.

O feijão com arroz é básico na culinária brasileira, mas isso não pressupõe o seu sabor ou sucesso, os detalhes sim. De igual forma são suas ações judiciais, onde você deve escolher os temperos adequados e aplicá-los na medida correta para obter a procedência da Ação de maneira mais eficiente. E sim, assim como o Feijão com Arroz é tão importante para nutrição humana, dominar o fundamental na seara Jurídica de sua área de atuação deve ser sua meta de conquista, é o fundamental para o sustento de sua carreira, pois deste que sairá a maior parte de seus clientes.

Há centenas de anos as necessidades jurídicas da sociedade, embora com outros nomes e processadas de outra forma, são as mesmas. Pleito de ações sobre contratos que não deram certo, usucapião para regularizar propriedade, ações possessórias, divórcio, inventário e partilha de bens e etc. Os seus clientes carecem de advogados que tão somente olhe para o código civil e as leis conexas e saibam aplicar com primazia aquelas disposições, saibam peticionar, contestar, fazer uma audiência, recorrer e executar um processo.

Fazer isso demanda estudos e muita prática, horas e mais horas, erros e acertos. E nessa jornada você vai crescer e navegar rumo ao sucesso, enfrentando com louvor cada batalha e comemorando cada vitória processual. Assim é feita a advocacia!!. Nunca quis dar atalhos para meus alunos, mas sim ,direções e metas que se fielmente cumpridas os resultados surgirão, buscando tão somente apresentar os erros e acertos que eles estão suscetíveis de maneira a diminuir os erros e aumentar os acertos, dia após dia.

Essa é a missão do Curso Avançado sobre Inventário e o Curso Avançado sobre Usucapião, não trazer fórmulas mágicas, carros 0KM, chances de ouro ou unicórnios, mas ensinar que o conhecimento dessas áreas do direito é fundamental para a sobrevivência em sua carreira. Todo advogado deve ter e, quando bem aplicado, inevitavelmente trará resultados. 

Como eu sei disso? Simples!! É assim desde o primeiro inventário ou usucapião feita no mundo. Foi assim durante centenas de anos e será assim por mais centenas. É assim comigo, como todos os advogados de sucesso nessa área e com você se estiver disposto a seguir essa jornada para o conhecimento do que é mais importante, O BÁSICO, pois a humanidade precisa de advogados que façam exatamente o que ela sempre precisou….
As formas de ver o mundo podem mudar, mas ele continua igual. A advocacia ainda possui a mesma finalidade de centenas de anos atrás e os advogados que entenderam isso desconhecem a palavra “crise”, eles executam consistentes ações práticas, com conhecimentos elementares e muito trabalho duro, para assim, gerar resultado. Repense seu conceito de advocacia de sucesso e dê o passo de segurança para aquilo que verdadeiramente vai trazer seus honorários. O Doutor já sabe o que deve fazer, cabe agora sair da inércia e dá o primeiro passo rumo ao futuro conhecido. E isso, só depende de você.

Não esqueça de registrar o seu comentário logo abaixo, dessa forma terei condições de analisar o quanto o conteúdo agregou para você.

Autor: Prof. Elyselton Farias do Portal Carreira do Advogado

Compartilhe os Colegas!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com