Escolha uma Página

Há muito tempo atrás havia um homem possuía 12 filhos, um de seus filhos chamava-se José. Um jovem talentoso e promissor que tinha muitos sonhos. Seus irmãos inconformados com o amor que Jacó nutria por seu filho José o emboscaram lançando-o em uma cisterna e posteriormente venderam ele como escravo para o Egito.

Ao chegar nas terras distantes o Faraó ao perceber suas habilidades convida-o para servir junto a corte, momento oportuno que a rainha utilizando de artifícios de má-fé fez acusações caluniosas que resultaram na prisão de José. Nesta, ele permaneceu por um longo período de tempo.

Certo dia, o faraó encontrava-se perturbado por nebulosos sonhos que nenhum vidente egípcio podia decifrar. O Faraó então toma conhecimento das habilidades de José que com o auxílio do Deus de Israel podia decifrar sonhos. O Faraó mandou chamá-lo e o jovem rapaz decifra o sonho do governante informando-lhe sobre os anos de fartura e grande fome que adviriam sobre o Egito. Diante desse cenário, José apresenta ao faraó a solução para o caótico cenário da nação, o líder,  intitula-o como governador do Egito, responsável pela gestão de recursos dos anos vindouros. Com José na liderança o Egito conseguiu vencer com louvor os anos de fome.

Essa é uma história muito conhecida por todos e, através dela, podemos tirar inúmeras lições que podem servir de base para nossa profissão. O ensinamento que desejo trazer ao longo dessas linhas é como você advogado deve migrar do campo especulativo e tomar medidas reais de resolução de problemas, pois , o que seu cliente busca com seus serviços é a resolução de problemas. 

Não sei se os Doutores e Doutoras têm percebido mas os anseios da sociedade têm mudado com o passar dos anos, nossas vidas são mais objetivas, cronometradas e o fator tempo é determinante em tudo. Dessa forma, todos nós, buscamos a forma mais eficiente e célere de resolver nossos problemas diários. Quem nunca depois de um dia repleto de tarefas para resolver o “problema-fome”, optou por comer em um restaurante ou pedir comida por um aplicativo? Muitas vezes uma ideia sensata  para resolver a fome ao invés de ter que preparar os alimentos, cozinhar, montar a mesa e depois lavar e guardar tudo.

Um dia, alguém percebeu que existia um problema chamado cárie, então criou algo chamado creme dental. Um dia, alguém percebeu que o problema chamado “calor excessivo” estragava os alimentos, então buscou meios de desenvolver câmaras frias, hoje, conhecidas como geladeiras. Um dia, Isaac Newton estava diante de um problema, perguntando-se o motivo da queda dos objetos, diante disso elaborou os estudos sobre a gravidade.

Na advocacia de nosso tempo não é diferente, nosso clientes não estão buscando teses mirabolantes, palavras em latim, pedantismos jurídicos e afins. Nossos clientes buscam apenas soluções simples para seus problemas tais como a morte de alguém, um divórcio, regularização de um imóvel.

Apresento sempre aos meus alunos a premissa que o básico, bem feito, tem o poder de transformar e ganhar muitas ações. No mais, estude e aprenda o máximo que você puder para encontrar a solução mais simples possível. O seu cliente não está buscando o maior de todos os profissionais Jurídicos, o mais experiente em anos de profissão, aquele que possui mais títulos acadêmicos e uma super estrutura física. O que a maioria dos clientes desejam é simplesmente alguém que da forma mais eficiente possível resolva o seu problema.

Nosso colega José, da história acima, tinha sido escravo e prisioneiro a vida toda. Não era o melhor ou o mais importante. Não era uma sumidade em gestão de recursos. Não era pomposo e recheado de títulos, todavia, tinha em suas mãos a exata resolução para os problemas do Egito, fato este que o alçou à posição de governador. O seu cliente só quer que você resolva os problemas dele de forma eficiente. Confie em mim que muitos outros dessa forma virão.

Ao longo dos tempos trabalhando com o Portal Carreira do Advogado percebi que uma grande parte de nossos alunos quando participam de um de nossos cursos imediatamente buscavam outros.  Por que isso acontece? Simples! A minha maior premissa é ensinar e auxiliar meus alunos na resolução de seus problemas. Da forma mais simples possível auxiliá-los a entender um Inventário, Usucapião, Divórcio e afins, orientando-os na estratégia processual mais adequada a ser aplicada diante de um caso concreto. A solução desse problema é o vetor de satisfação que os fazem voltar em busca de mais conhecimento.

Seus clientes estão buscando a máxima simplicidade e eficiência para resolução de seus problemas. Aliás, essa é a função do Jurista, resolver problemas. Sabe de uma coisa, eu realmente gosto da história, doutrina aprofundada, teorias e etc. Todavia, na prática, precisamos pegar o mais simples e eficiente desses conhecimentos e transformá-los em algo palpável, de fácil aplicação e resultado.

Fazia uns 15 anos que eu não pescava e estava com muita vontade de cair na água. Comprei alguns equipamentos de pesca como vara, molinete, linhas, anzóis, boias, iscas e afins. Todavia, minha técnica de pesca era quase zero, então, fui na internet e estudei o máximo que podia sobre pescaria, técnicas de pesca, arremesso, iscas adequadas e etc. Foram horas estudando até chegar o dia da pescaria. No fatídico dia sofri muito no começo, mas apliquei com sabedoria todas as técnicas que havia estudado na teoria e logo em seguida fisguei uma traíra maravilhosa.

A teoria e prática não são universos paralelos. Elas devem caminhar juntas da melhor maneira possível. O sucesso para resolução dos problemas de seus clientes depende de um bom conhecimento teórico que você irá simplificar na prática aplicando da melhor maneira possível, como foi na minha pescaria.

Aprenda o máximo possível, estude tudo que você puder estudar, veja processos, assista audiências, não tenha medo de perguntar e aprenda tudo que você puder aprender para que na hora certa você utilize esse conhecimento como um vetor de eficiência buscando as saídas mais simples possíveis para seu cliente.

Não complique, simplifique. A única coisa que seus clientes estão buscando é um profissional que pode resolver seus problemas da forma mais simples e eficiente possível. Cada estratégia processual que indico aos meus alunos nos cursos de Usucapião e Inventário é pautada nessa verdade, resolver de forma mais simples e eficiente o problema de seus clientes, pois afinal, essa é nossa função.

Aproveito a oportunidade para te fazer um convite especial. Segue abaixo alguns links onde você poderá conhecer os principais Cursos do Portal Carreira do Advogado:

Autor: Prof. Elyselton Farias do Portal Carreira do Advogado