Compartilhe os Colegas!
Dificuldades ATUAIS do Advogado que atua com o Direito Civil
5 (100%) 63 votes

Daí você levanta da cama ainda de pijama e pegando o jornal, tudo o que deseja é tomar seu café quente e forte em paz.

Ainda sonolento, tenta aguçar os sentidos para verificar as notícias, quando percebe a grande demanda que vem surgindo e que de alguma forma, quem sabe… você nem estivesse completamente atualizado.

Então, você coça os olhos para ver melhor as notícias e lê o seguinte:

“Mulher luta pela legalidade e autorização de poder ter fertilização extrauterina”.

Em uma era complexa, que ao mesmo tempo é extremamente tecnológica; os advogados têm a responsabilidade de entender a dupla Empresa A V.S. Empresa B, ou Edmundo X Letícia, ou a união entre Márcia e Beatriz ou o desejo da eutanásia e assim, nascem, crescem, se desenvolvem ou morrem empresas, sociedades e famílias!

E nesse meio entre um e outro, o advogado civil deve ter a maturidade de entender as obrigações, os contratos, as titularidades, as necessidades, as propriedades e assim por diante, numa análise frenética e intensiva do quê, de onde, do por que e do como…

O Direito Civil é uma das áreas mais interessantes da advocacia, no entanto, como em qualquer outra carreira, traz desafios!

 

Onde verdadeiramente reside o Direito Civil?

 

Bem, ele pode estar inserido nos princípios básicos, que envolvem:

  1. Negócios jurídicos.
  2. Estruturação, organização e proteção da família.
  3. Obrigações e contratos.
  4. Indenizações.
  5. Código de proteção e defesa do consumidor.
  6. Elaboração, revisão, acompanhamento ou assessoria de ações e contratos civis.
  7. Recuperação de crédito.
  8. Ajuizamento e defesa em ações e cobranças.

 

Mas não somente, pois todos nós podemos encontrá-lo nas diversas situações existenciais, do ser, do ter e assim por diante.

Assim, o advogado deve, portanto, estudar com assiduidade as múltiplas relações familiares, analisando a parentalidade, a conjugalidade, de modo a extrair o máximo dos direitos fundamentais diante os tratados internacionais de direitos humanos, que é até hoje, o sustentáculo das cláusulas e regras gerais inseridas no Código Civil.

Só que estar atento a isso, não basta, pois, os desafios também se tornam fontes de grandes barreiras para que o advogado tenha seus resultados diminuídos ou vagarosamente conquistados!

Preste atenção nas informações a seguir!

 

Quais os maiores desafios do Advogado que atua com Direito Civil?

 

  1. Conseguir levar o problema do seu cliente para resolução no judiciário.
  2. Redigir contratos.
  3. Desenvolver e elaborar ações de toda espécie.
  4. Ter modelos de petições.
  5. O comércio digital também é outro desafio, visto que ainda envolve muitas dúvidas para novos e já veteranos advogados. Esse setor envolve diversos desafios para o Direito Civil – que tenta entender e enquadrar as melhores práticas mediante a novas interações entre clientes e empresas.
  6. Outra grande dificuldade é o entendimento e melhor condução quanto a bioética – visto que ela envolve o estudo dos problemas e implicações morais que são despertados pelas pesquisas científicas dentro da medicina e biologia, envolvendo assim experimentos, legitimidade moral da eutanásia, aborto, entre outros. A questão extenuante é que o tema possui implicações profundas na prática da genética, de seu impedimento, estímulo ou mutação.
  7. Outro desafio encontrado pelos advogados, envolve conseguir resolver conflitos a partir de meios alternativos, como: por mediações, arbitragem, conciliação e assim por diante.
  8. E em final análise, outro ponto de entendimento e superação está associado as novas abordagens para o Direito da Família.

 

Não é novidade alguma que o Direito Civil necessita evoluir, à medida em que as relações sociais, empresariais e familiares mudam. E se adaptar as novas realidades compõe a maneira mais prudente de atuar bem na carreira de advogado civil.

E apesar de no passado o termo família ser reconhecido por homem e mulher, a sociedade mudou e consequentemente, os homossexuais sentiram a necessidade de terem protegidos os seus direitos e desejos.

Assim, atualmente o casamento homossexual ou união sexual é tema que gera nos advogados grandes debates e conversas, pois se trata de uma relação estável (julgada pelo STF) que ao mesmo tempo, possui direitos e deveres, conforme Constituição Federal.  

E apesar de ter apoio jurídico, o tema é ainda controverso e polêmico entre os advogados.

Cunha Pereira – advogado, professor, mestre e doutor em Direito de Família relata que outros desafios do contexto familiar, podem ser encontrados a partir:

  • Do pluralismo de modalidades familiares (uniões de pessoas do mesmo sexo).
  • Das famílias monoparentais.
  • Famílias binucleares e unipessoais.
  • Por parentalidade socioafetiva.
  • Ou daquelas inseridas através de inseminações artificias e útero de substituição.
  • Entre outros arranjos familiares.

De forma que os advogados estão se esforçando a se adaptarem a essas novas realidades de família diante a uma nova realidade jurídica.

E então, você curtiu o artigo?
Sente alguma dificuldade com alguns desses temas?
O que mais você gostaria que fosse falado?
Deixe-nos seus comentários e aproveite para compartilhar (clicando do lado esquerdo ou abaixo) com seus colegas!

APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER NOSSO INTEGRATIVO MANUAL DO NCPC – em módulos 1, 2 e 3, assim como NOSSO MÓDULO COM MODELOS DE PETIÇÕES.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA!

 

NOTA: O Presente conteúdo/artigo acima publicado é de autoria e utilização exclusiva do Portal Carreira do Advogado, não estando autorizado sua replicação em outros websites. O Conteúdo é inserido aqui
Compartilhe os Colegas!
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Junte-se a nós e receba conteúdos gratuitos.

Junte-se a nós e receba conteúdos gratuitos.

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos da área jurídica diretamente em seu e-mail.

Cadastro efetuado com sucesso.