Um problema bastante recorrente entre os profissionais de qualquer área, é ter e saber manter uma boa comunicação com seus clientes. Este é um dos principais desafios que advogados/escritórios de advocacia enfrentam para obter resultados.
A falta ou ineficiência de comunicação para advogados leva à má compreensão de objetivos, que consequentemente ocasiona em esforço inútil e sem foco.
A advogada Suzana Minuzzi Reolon em “A linguagem jurídica e a comunicação entre o advogado e seu cliente na atualidade”, cita que o Direito – mesmo que seja uma ciência social interdisciplinar, está presente no cotidiano das pessoas e por isso ela destaca que a linguagem é o instrumento de trabalho dos advogados.
Suzana ainda afirma que é com a comunicação, seja escrita ou oral, que o advogado negocia, aconselha, escreve petições e defende tanto os seus interesses quanto os de seus clientes.
E, por isso, a linguagem/comunicação na área advocatícia deve ser objetiva, clara e sem o famigerado “juridiquês” que muitos profissionais insistem em utilizar.
Na maior parte dos casos, se não nos 100%, as pessoas e os clientes preferem entender os termos em simples significados de português. A linguagem técnica em muitos casos – quando não explicada de forma objetiva e clara, se torna enfadonha.
Então, como melhorar a comunicação com os clientes?
Boas práticas para melhorar o contato entre advogados e clientes
Primeiramente, é importante você compreender que comunicação não é apenas o que você fala ou escreve, mas como a informação que você deseja transmitir é assimilada e interpretada pelo receptor.
Os grandes comunicadores costumam afirmar que quando o outro não entende, a culpa não foi do receptor, mas sim do emissor – pois não proferiu com clareza aquilo que conhecia ou sabia, mas compreender isso, muitas vezes requer até certo ponto – o que chamamos de SENSIBILIDADE!
Sendo assim, é fato que a boa comunicação é um diferencial enorme tanto para nutrir a relação com seus clientes quanto para atrair novos clientes na área advocatícia.
Confira agora, as melhores dicas de como você pode aperfeiçoar e potencializar a comunicação com os clientes:
Se colocar sempre no lugar do cliente
Para melhorar a comunicação com seu cliente é imprescindível que você tenha:
- Capacidade de se colocar no lugar dele,
- Enxergando pelo ponto de vista dele,
- De modo a identificar suas emoções, crenças e limitações.
Este é um fator extremamente relevante ao lado do bom atendimento, caracterizado por gentilezas e respeito.
No Direito, assim como em outras profissões, é preciso ter EMPATIA, ou seja, entender as intenções, estado emocional e limitações dos clientes – visto que quando uma pessoa está drasticamente abalada por um fato e procura ajuda de um advogado, pode ser que pelo abalo emocional ou psicológico, ela tenha dificuldades em processar as informações.
É aí que será possível você usar os argumentos adequados e certeiros para cada situação.
Entendeu?
Ouvir com atenção
Na hora de atender ou receber feedback do seu cliente, você deve saber ouvir com atenção aquilo que ele está falando; assim ele vai te valorizar muito mais porque sabe que você realmente entende o que ele está procurando e você também poderá atendê-lo de maneira eficaz.
O cliente que utiliza serviços de seu escritório de advocacia fica satisfeito e se vê bem mais suscetível a buscar por seus serviços e, desse modo, as chances de fidelizá-lo são muito maiores.
Sem contar que o bom atendimento gera ótimo marketing espontâneo, isto é, seus clientes estando satisfeitos, conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e como consequência você conseguirá novos clientes.
Agora, se você ou eventuais advogados do seu escritório estiverem somente interessados em falar sem ouvir ou abrir canais da comunicação para notar o que o cliente deseja ou precisa, infelizmente estará perdendo ações e clientes.
Resumindo o que já foi dito até aqui, para o profissional do Direito melhorar a comunicação com seus clientes ele deve:
- Desenvolver capacidade de se colocar no lugar do cliente.
- Ouvir com atenção e fazer perguntas para certificar-se de não existir desencontro de informações.
- Fazer interpretação com base no ponto de vista do cliente.
- Dar a devida atenção durante a comunicação, olhando nos olhos do cliente, tratando-o com respeito, simpatia e consideração. Chamando-o pelo nome.
- Buscar falar menos e ouvir mais. Diversos clientes são perdidos por excesso de argumentação dos advogados.
Portanto:
- Treine para saber se comunicar e falar com naturalidade, clareza e elegância.
- Evite gírias e outras expressões que possam tornar sua conversa mais informal (a não ser que essa seja sua postura desde o início do relacionamento com seu cliente, afinal, toda empresa/escritório tem uma realidade particular).
Portanto, agora que você sabe como melhorar a comunicação com os clientes na área do Direito, o que importa mesmo é construir bem essa relação, pois, uma vez despertado o real interesse em seu cliente, fica fácil fazê-lo retornar sempre que precisar!
Veja também alguns dos nossos artigos:
- Dificuldades atuais do Advogado que atua com o Direito Civil
- Quais as melhores áreas do Direito?
- Como Atrair clientes na área Advocatícia?
- O que um Advogado de Sucesso tem?
- Como ser um excelente Advogado nessa era digital?
E você, que temas gostaria de ver em outros dos nossos artigos? Você prefere qual segmento da área do Direito, restou alguma dúvida?
Gostaríamos de ver seus comentários. Estamos trabalhando para trazer conteúdos de alto valor, mas para isso precisamos que cada um de nossos leitores se dediquem também a poder inserir opiniões, comentários, desejos e assim por diante, afinal, VOCÊ É IMPORTANTE PARA NÓS!
APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA LHE INDICAR UM EXCELENTE MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC – em módulos 1, 2 e 3 e excelentes bônus.
Trackbacks/Pingbacks