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Um problema bastante recorrente entre os profissionais de qualquer área, é ter e saber manter uma boa comunicação com seus clientes. Este é um dos principais desafios que advogados/escritórios de advocacia enfrentam para obter resultados.

A falta ou ineficiência de comunicação para advogados leva à má compreensão de objetivos, que consequentemente ocasiona em esforço inútil e sem foco.

A advogada Suzana Minuzzi Reolon em “A linguagem jurídica e a comunicação entre o advogado e seu cliente na atualidade”, cita que o Direito – mesmo que seja uma ciência social interdisciplinar, está presente no cotidiano das pessoas e por isso ela destaca que a linguagem é o instrumento de trabalho dos advogados.

Suzana ainda afirma que é com a comunicação, seja escrita ou oral, que o advogado negocia, aconselha, escreve petições e defende tanto os seus interesses quanto os de seus clientes.

E, por isso, a linguagem/comunicação na área advocatícia deve ser objetiva, clara e sem o famigerado “juridiquês” que muitos profissionais insistem em utilizar.

Na maior parte dos casos, se não nos 100%, as pessoas e os clientes preferem entender os termos em simples significados de português. A linguagem técnica em muitos casos – quando não explicada de forma objetiva e clara, se torna enfadonha.

Então, como melhorar a comunicação com os clientes?

 

Boas práticas para melhorar o contato entre advogados e clientes

 

Primeiramente, é importante você compreender que comunicação não é apenas o que você fala ou escreve, mas como a informação que você deseja transmitir é assimilada e interpretada pelo receptor.

Os grandes comunicadores costumam afirmar que quando o outro não entende, a culpa não foi do receptor, mas sim do emissor – pois não proferiu com clareza aquilo que conhecia ou sabia, mas compreender isso, muitas vezes requer até certo ponto – o que chamamos de SENSIBILIDADE!

Sendo assim, é fato que a boa comunicação é um diferencial enorme tanto para nutrir a relação com seus clientes quanto para atrair novos clientes na área advocatícia.

Confira agora, as melhores dicas de como você pode aperfeiçoar e potencializar a comunicação com os clientes:

 

Se colocar sempre no lugar do cliente

 

Para melhorar a comunicação com seu cliente é imprescindível que você tenha:

  • Capacidade de se colocar no lugar dele,
  • Enxergando pelo ponto de vista dele,
  • De modo a identificar suas emoções, crenças e limitações.

Este é um fator extremamente relevante ao lado do bom atendimento, caracterizado por gentilezas e respeito.

No Direito, assim como em outras profissões, é preciso ter EMPATIA, ou seja, entender as intenções, estado emocional e limitações dos clientes – visto que quando uma pessoa está drasticamente abalada por um fato e procura ajuda de um advogado, pode ser que pelo abalo emocional ou psicológico, ela tenha dificuldades em processar as informações.

É aí que será possível você usar os argumentos adequados e certeiros para cada situação.

Entendeu?

Ouvir com atenção

 

Na hora de atender ou receber feedback do seu cliente, você deve saber ouvir com atenção aquilo que ele está falando; assim ele vai te valorizar muito mais porque sabe que você realmente entende o que ele está procurando e você também poderá atendê-lo de maneira eficaz.

O cliente que utiliza serviços de seu escritório de advocacia fica satisfeito e se vê bem mais suscetível a buscar por seus serviços e, desse modo, as chances de fidelizá-lo são muito maiores.

Sem contar que o bom atendimento gera ótimo marketing espontâneo, isto é, seus clientes estando satisfeitos, conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e como consequência você conseguirá novos clientes.

 

Agora, se você ou eventuais advogados do seu escritório estiverem somente interessados em falar sem ouvir ou abrir canais da comunicação para notar o que o cliente deseja ou precisa, infelizmente estará perdendo ações e clientes.

 

Resumindo o que já foi dito até aqui, para o profissional do Direito melhorar a comunicação com seus clientes ele deve:

  • Desenvolver capacidade de se colocar no lugar do cliente.
  • Ouvir com atenção e fazer perguntas para certificar-se de não existir desencontro de informações.
  • Fazer interpretação com base no ponto de vista do cliente.
  • Dar a devida atenção durante a comunicação, olhando nos olhos do cliente, tratando-o com respeito, simpatia e consideração. Chamando-o pelo nome.
  • Buscar falar menos e ouvir mais. Diversos clientes são perdidos por excesso de argumentação dos advogados.

Portanto:

  1. Treine para saber se comunicar e falar com naturalidade, clareza e elegância.
  2. Evite gírias e outras expressões que possam tornar sua conversa mais informal (a não ser que essa seja sua postura desde o início do relacionamento com seu cliente, afinal, toda empresa/escritório tem uma realidade particular).

Portanto, agora que você sabe como melhorar a comunicação com os clientes na área do Direito, o que importa mesmo é construir bem essa relação, pois, uma vez despertado o real interesse em seu cliente, fica fácil fazê-lo retornar sempre que precisar!

 

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