Daí você levanta da cama ainda de pijama e pegando o jornal, tudo o que deseja é tomar seu café quente e forte em paz.
Ainda sonolento, tenta aguçar os sentidos para verificar as notícias, quando percebe a grande demanda que vem surgindo e que de alguma forma, quem sabe… você nem estivesse completamente atualizado.
Então, você coça os olhos para ver melhor as notícias e lê o seguinte:
“Mulher luta pela legalidade e autorização de poder ter fertilização extrauterina”.
Em uma era complexa, que ao mesmo tempo é extremamente tecnológica; os advogados têm a responsabilidade de entender a dupla Empresa A V.S. Empresa B, ou Edmundo X Letícia, ou a união entre Márcia e Beatriz ou o desejo da eutanásia e assim, nascem, crescem, se desenvolvem ou morrem empresas, sociedades e famílias!
E nesse meio entre um e outro, o advogado civil deve ter a maturidade de entender as obrigações, os contratos, as titularidades, as necessidades, as propriedades e assim por diante, numa análise frenética e intensiva do quê, de onde, do por que e do como…
O Direito Civil é uma das áreas mais interessantes da advocacia, no entanto, como em qualquer outra carreira, traz desafios!
Onde verdadeiramente reside o Direito Civil?
Bem, ele pode estar inserido nos princípios básicos, que envolvem:
- Negócios jurídicos.
- Estruturação, organização e proteção da família.
- Obrigações e contratos.
- Indenizações.
- Código de proteção e defesa do consumidor.
- Elaboração, revisão, acompanhamento ou assessoria de ações e contratos civis.
- Recuperação de crédito.
- Ajuizamento e defesa em ações e cobranças.
Mas não somente, pois todos nós podemos encontrá-lo nas diversas situações existenciais, do ser, do ter e assim por diante.
Assim, o advogado deve, portanto, estudar com assiduidade as múltiplas relações familiares, analisando a parentalidade, a conjugalidade, de modo a extrair o máximo dos direitos fundamentais diante os tratados internacionais de direitos humanos, que é até hoje, o sustentáculo das cláusulas e regras gerais inseridas no Código Civil.
Só que estar atento a isso, não basta, pois, os desafios também se tornam fontes de grandes barreiras para que o advogado tenha seus resultados diminuídos ou vagarosamente conquistados!
Preste atenção nas informações a seguir!
Quais os maiores desafios do Advogado que atua com Direito Civil?
- Conseguir levar o problema do seu cliente para resolução no judiciário.
- Redigir contratos.
- Desenvolver e elaborar ações de toda espécie.
- Ter modelos de petições.
- O comércio digital também é outro desafio, visto que ainda envolve muitas dúvidas para novos e já veteranos advogados. Esse setor envolve diversos desafios para o Direito Civil – que tenta entender e enquadrar as melhores práticas mediante a novas interações entre clientes e empresas.
- Outra grande dificuldade é o entendimento e melhor condução quanto a bioética – visto que ela envolve o estudo dos problemas e implicações morais que são despertados pelas pesquisas científicas dentro da medicina e biologia, envolvendo assim experimentos, legitimidade moral da eutanásia, aborto, entre outros. A questão extenuante é que o tema possui implicações profundas na prática da genética, de seu impedimento, estímulo ou mutação.
- Outro desafio encontrado pelos advogados, envolve conseguir resolver conflitos a partir de meios alternativos, como: por mediações, arbitragem, conciliação e assim por diante.
- E em final análise, outro ponto de entendimento e superação está associado as novas abordagens para o Direito da Família.
Não é novidade alguma que o Direito Civil necessita evoluir, à medida em que as relações sociais, empresariais e familiares mudam. E se adaptar as novas realidades compõe a maneira mais prudente de atuar bem na carreira de advogado civil.
E apesar de no passado o termo família ser reconhecido por homem e mulher, a sociedade mudou e consequentemente, os homossexuais sentiram a necessidade de terem protegidos os seus direitos e desejos.
Assim, atualmente o casamento homossexual ou união sexual é tema que gera nos advogados grandes debates e conversas, pois se trata de uma relação estável (julgada pelo STF) que ao mesmo tempo, possui direitos e deveres, conforme Constituição Federal.
E apesar de ter apoio jurídico, o tema é ainda controverso e polêmico entre os advogados.
Cunha Pereira – advogado, professor, mestre e doutor em Direito de Família relata que outros desafios do contexto familiar, podem ser encontrados a partir:
- Do pluralismo de modalidades familiares (uniões de pessoas do mesmo sexo).
- Das famílias monoparentais.
- Famílias binucleares e unipessoais.
- Por parentalidade socioafetiva.
- Ou daquelas inseridas através de inseminações artificias e útero de substituição.
- Entre outros arranjos familiares.
De forma que os advogados estão se esforçando a se adaptarem a essas novas realidades de família diante a uma nova realidade jurídica.
E então, você curtiu o artigo?
Sente alguma dificuldade com alguns desses temas?
O que mais você gostaria que fosse falado?
Deixe-nos seus comentários e aproveite para compartilhar (clicando do lado esquerdo ou abaixo) com seus colegas!
APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER NOSSO INTEGRATIVO MANUAL DO NCPC – em módulos 1, 2 e 3, assim como NOSSO MÓDULO COM MODELOS DE PETIÇÕES.
Excelente artigo. Gostaria de saber mais sobre as evoluções e mudanças na área de “Família”.
Artigo Sucinto e bem direto,excelente.Como o Sr Carlos Conceição,também gostaria de ter mais conhecimento nas evoluções e mudanças na área de Família.
Gostei muito desse artigo, mas, diante da nossa realidade, gostarei de saber mais sobre direito de familia
Pouco se tem também, sobre a guarda compartilhada e alienação parental.
gostaria de saber melhor sobre a mudança de nome após a mudança de sexo.
Os temas em direito civil, são os mais variados possíveis, mas i direto civil gênero e direito de família e um ramo dentro do direito civil…
Importante ao advogado, e focar numa área específica…
Muito bom o artigo..
Parabéns !!!
É fato que o Direito Civil é um grande desafio para os Operadores do Direito.Dessa fortalecer é necessário uma permanente atualização profissional para alcançar os resultados almejados!!
Excelente artigo, gostaria de saber família nucleares e unipessoais.
Ótimo e muito bem elaborado esse artigo, e se puder gostaria de temas relacionado a contratos.
Excelente artigo, gostaria de saber mais sobre herança, principalmente quando morre uns dos cônjuges, como fica a partilha.
Excelente artigo e gostaria de saber mais sobre direito de família, principalmente sobre partilhas de bens imóveis financiado antes do casamento, em regime de comunhão parcial de bens.
Gostei do artigo pela visão clara das questões e desafios que o Direito Civil nos traz. Todos os aspectos abordados, como operadora do direito me inclui. Mas também tenho a dificuldade de elaborar as ações de toda espécie.
gostei muito. .bem necessário o q foi exposto. .
Gostaria q falasse algo mais sobre alienação parental..
Estou atendo trabalhar esse tema no TCT..
PARABÉNS
Olá Paulo!
Obrigada por comentar e que bom que tenha gostado ficamos felizes ?
Abraços
Excelente artigo gostaria de saber ter mais conhecimento nas mudanças na área de família.
Olá Carlos, Bom dia.
Fico feliz que esteja gostando do nosso conteúdo.
Sempre disponibilizamos materiais para os que nos acompanham. Se ainda não for cadastrado em nossa Lista VIP, em algum local aqui no Portal o Sr. poderá fazer esse cadastro.
Se possível, comentar as contradições acerca da guarda compartilhada dos filhos…