Fim da faculdade, ficaram para trás as provas, os estágios e a grande jornada pela obtenção da carteira da OAB…
E agora?
Qual será o seu próximo passo?
Com muitos sonhos, algumas dúvidas e uma imensa vontade de criar uma imagem profissional de um advogado de sucesso, chegou a hora de mudar o seu status de estudante de direito para o de profissional pronto para alcançar seus objetivos.
Para ajudar você a amadurecer as suas ideias, traçar um plano e galgar os degraus do sucesso, hoje você vai conhecer algumas dicas que irão ampliar sua visão sobre o mercado jurídico e ajudá-lo a dar os primeiros passos para uma carreira brilhante.
Vamos começar?
Confira as dicas e informações a seguir.
Isso é o que quero para toda a minha vida?
Você pode pensar: Que pergunta mais sem sentido! É claro que sim!
Certo, você pode ter a certeza que o Direto é sua vida, nasceu para advogar e não consegue nem imaginar realizando outro trabalho, contudo, é importante entender que o ramo jurídico é muito amplo, por isso, escolher em qual área exatamente quer investir é o primeiro passo assertivo nessa jornada que se inicia agora.
Para isso, leve em consideração o ramo de atuação jurídica civil que tem mais afinidade, habilidade, paixão… afinal de contas, fazer aquilo que ama aumenta consideravelmente as chances de se obter uma carreira digna do sucesso.
Empreender ou buscar parcerias já estáveis no mercado?
A OAB registrou haver 1.048.189 de advogados ativos no Brasil no ano de 2017 e mais de 42 mil atuam em mais de um estado…
E ainda aponta uma média de 76 processos anuais por advogado.
Olhando para esses números, é muito importante que você entenda o que é mais proveitoso para a sua vida profissional a curto, médio e longo prazo, empreender pode ser seu grande sonho, contudo, é o melhor para esse momento?
Por isso, antes de começar a advogar entenda que para empreender é necessário planejamento e muito engajamento, e os resultados podem levar um pouco mais de tempo, portanto, analisar as suas necessidades e agir de forma consciente é a melhor maneira de começar sua carreira da forma correta.
Uma parceria com escritório já com nome consolidado no mercado pode trazer a você experiência e com certeza é uma forma de dar início a sua carteira de clientes, e em paralelo, você pode planejar com calma seu próprio empreendimento.
Outra possibilidade são os concursos públicos que são excelentes formas de trazer estabilidade financeira, mas lembre-se, essa alternativa só será a correta se houver afinidade com o cargo jurídico em questão.
Melhor abranger várias áreas ou se especializar?
É claro que você deve amar o que faz e com toda certeza tem sua área preferida, mas o ideal no começo de sua carreira como advogado é que tenha familiaridade com o maior número de áreas jurídicas possíveis, podendo assim solidificar seus conhecimentos e propagar o seu nome no mercado. Entenda: Se familiarizar não significa saber de tudo… o aprendizado vem com os anos!
Enquanto isso, continue a se especializar em um segmento, dessa maneira conseguirá relacionar a sua imagem profissional com o que deseja e tem propriedade em fazer.
Portanto, se você é um advogado iniciante, não se desespere, coloque a cabeça no lugar, analise suas prioridades, necessidades e entenda o que mais beneficia a sua carreira, busque fortalecer seus relacionamentos e lembre-se que o aprendizado deve ser constante.
Do mais, persista, planeje estrategicamente sua carreira e assim cresça e se fortaleça como um advogado brilhante!
Resta mais alguma dúvida?
Veja também alguns dos nossos principais artigos:
- Dificuldades atuais do Advogado que atua com o Direito Civil
- Quais os Direitos da parterninade biológica e da socioafetiva ?
- Como melhorar a comunicação com os seus clientes
- Quais as melhores áreas do Direito?
- Como Atrair clientes na área Advocatícia?
- O que um Advogado de Sucesso tem?
- Como ser um excelente Advogado nessa era digital?
E você, que temas gostaria de ver em outros dos nossos artigos? Você prefere qual segmento da área do Direito, restou alguma dúvida?
Gostaríamos de ver seus comentários. Estamos trabalhando para trazer conteúdos de alto valor, mas para isso precisamos que cada um de nossos leitores se dediquem também a poder inserir opiniões, comentários, desejos e assim por diante, afinal, VOCÊ É IMPORTANTE PARA NÓS!
E PARA VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO A CARREIRA, É IMPRESCINDÍVEL O MANUAL PRÁTICO DO NOVO CPC listado abaixo. Aproveite pois ainda está com preço de lançamento, assim como excelentes bônus.
Sou bacharel em direito, concluído que foi a graduação em 07/17, fiz a prova da OAB em novembro/por muito pouco não fui aprovado, entretanto, reconheço que foi uma experiência importante, o que me fará ter mais atenção, sou corretor de imóveis há 38 anos e quero por conseguinte me especializar na área, pela experiência no trato com a área, mais, pretendo atingir também a área notarial e registral, dias especialidades intrínseca a minha área, mais agradeço suas colaborações, extremamente, recorrentes!
Olá Aurélio!
Obrigada por sua opinião, ficamos felizes que tenha gostado!
Abraços.
Òtimas dicas!!0brigado!!
Olá Paulo!
Que bom que tenha gostado!
Abraços.
Bom dia,
necessito de informações sobre cálculos previdenciários, também tenho várias dúvidas em termos do processo administrativo, como por exemplo, no caso do LOAS podemos pedir mais de uma prorrogação para preencher a Carta de Exigência? quando uma pessoa não tem o tempo de contribuição, nem mesmo idade para se aposentar e, quer ingressar com o pedido na Previdência, isso é possível? Grata…
Trabalhei muitos anos em empresa e estou há mais de 3 anos com dificuldades na profissão com relação captação clientes.
A maioria dos meus clientes sao pessoas físicas. Como fazer para ter clientes pessoas jurídicas?